Seção - Artigos Indicados

Os vasopressores são geralmente administrados por meio de cateteres venosos centrais. Este, no entanto, é um processo demorado e a colocação de um cateter venoso periférico é muito mais rápida. Cada hora de atraso foi associada a um aumento de 2% na mortalidade intra-hospitalar.

Este artigo é uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar a literatura atual sobre a prevalência de complicações de infusões de vasopressores via cateter venoso periférico. Os vasopressores usados nos estudos foram norepinefrina, epinefrina, fenilefrina, vasopressina, dopamina, terlipressina e efedrina. Como desfecho primário foi avaliado qualquer complicação como resultado direto da infusão no tempo de acompanhamento mais longo nos estudos.

Conclusão do autor: Houve baixa prevalência de complicações como resultado direto da infusão de vasopressores por meio de cateter venoso periférico. Estudos com diretrizes de segurança foram associados a prevalência significativamente menor de complicações. Porém, mais estudos são necessários para confirmar essas observações.

Referência: Tran et al, 2020

<