Seção - Artigos Indicados

Embora um cateterismo de emergência seja recomendado para pacientes que sofrem uma parada cardíaca extra-hospitalar com elevação do segmento ST no eletrocardiograma pós-ressuscitação, essa estratégia ainda é debatida em pacientes sem elevação do segmento ST.

Este artigo é um ensaio clínico multicêntrico, randomizado e controlado realizado na França. A questão clínica do artigo foi: Em pacientes que sofreram uma parada cardíaca extra-hospitalar sem elevação do segmento ST no ECG pós-ressuscitação, o cateterismo precoce melhora os resultados? No grupo controle o cateterismo foi realizado em 48-72 horas e no grupo intervenção foi realizado imediatamente após a chegada no hospital.

Conclusão do autor: Neste ensaio clínico randomizado, para pacientes que apresentam parada cardíaca extra-hospitalar sem elevação do segmento ST no ECG, uma estratégia de cateterismo de emergência não foi melhor do que uma estratégia de cateterismo tardio em relação à taxa de sobrevida de 180 dias e sequelas. E aí gostou do artigo desta da semana? Curta e compartilhe com os amigos!

Referência: How-Berlemont C, Lamhaut L, Diehl J, et al 2022.

<