Seção - Artigos Indicados

A hemorragia pós-parto (HPP) é a principal causa de morte materna em todo o mundo. É tipicamente definida como a perda de mais de 500 ml de sangue dentro de 24 horas após o parto. No entanto, a HPP abrange um amplo espectro de doenças, desde exsudação leve ao longo de horas até rápida exsanguinação e morte.

Este artigo é um estudo multicêntrico, multinacional, randomizado e duplo-cego. A questão clínica foi: A administração precoce de ácido tranexâmico reduz a taxa de mortalidade e histerectomia em pacientes com hemorragia pós-parto quando comparada ao placebo? O estudo contou com Mulheres >16 anos com diagnóstico de HPP após parto vaginal ou cesariana em 193 hospitais em 21 países. No grupo de intervenção foi realizado 1g de ácido tranexâmico e no grupo controle foi administrado placebo.

Conclusão do autor: O ácido tranexâmico reduz a morte por sangramento em mulheres com hemorragia pós-parto sem efeitos adversos. Quando usado como tratamento para hemorragia pós-parto, o ácido tranexâmico deve ser administrado o mais rápido possível após o início do sangramento.

Referência: WOMAN Trial, 2017

<