Seção - Artigos Indicados

O departamento de emergência é frequentemente visitado por pacientes que sofrem de abstinência alcoólica sintomática, e o manejo tradicional tem sido dominado por doses repetidas de benzodiazepínicos. O fenobarbital foi estudado como alternativa ou adjuvante aos benzodiazepínicos com resultados animadores. Grande parte do apelo do fenobarbital reside em sua capacidade de evitar sintomas graves de abstinência alcoólica dias após a administração, sem a necessidade de uma nova dose diária.

Este artigo é um estudo de coorte retrospectivo em um único centro médico acadêmico entre 1º de julho de 2016 a 30 de junho de 2019. A questão clínica do estudo foi: Em pacientes com abstinência alcoólica moderada a grave recebendo alta do departamento de emergência, o tratamento com fenobarbital sozinho e fenobarbital mais benzodiazepínicos em comparação com benzodiazepínicos sozinhos diminui as chances de retornar ao DE dentro de 3 dias após a alta inicial?

Conclusão do autor: Nesta coorte de pacientes com abstinência aguda de álcool que receberam alta do pronto-socorro, aqueles que receberam fenobarbital tiveram menos probabilidade de retornar ao pronto-socorro três dias após a visita inicial quando comparados aos que receberam apenas benzodiazepínicos.

Referência: Lebin J et al, 2022

<