Seção - Artigos Indicados

Pneumotórax clinicamente significativo em pacientes em ventilação mecânica pode ser perigoso, pois a ventilação com pressão positiva pode causar aumento da pressão intrapleural e desencadear tensão torácica. Pneumotórax ocultos são aqueles sem suspeita clínica ou não evidentes em radiografias simples, mas posteriormente identificados em imagens de tomografia computadorizada. O pêndulo está oscilando em direção ao tratamento conservador para pneumotórax oculto. No entanto, evidências mínimas apoiam o manejo conservador de pneumotórax oculto e traumático em pacientes ventilados.

Este artigo é uma revisão sistemática e meta-análise de vários bancos de dados e consideraram ensaios clínicos randomizados e estudos de coorte prospectivos e retrospectivos comparativos para inclusão. A questão clínicado estudo foi: Em pacientes ventilados mecanicamente hemodinamicamente estáveis com pneumotórax oculto, qual é a eficácia e a segurança do manejo conservador em comparação com a inserção profilática do dreno torácico?

Conclusão do autor: Mais evidências são necessárias para informar completamente a eficácia do tratamento conservador para pneumotórax oculto em pacientes sob ventilação mecânica. No entanto, as evidências que temos até o momento sugerem que o manejo conservador é uma alternativa segura à inserção profilática de dreno torácico para o manejo inicial de pneumotórax oculto em pacientes ventilados mecanicamente, desde que os pacientes estejam em um ambiente altamente monitorado, os médicos assistentes estejam cientes de que o paciente tem um pneumotórax oculto e que há pessoal apropriado disponível para reconhecer e tratar o pneumotórax hipertensivo se ocorrer.

Referência: Smith et al, 2021.

<