Seção - Artigos Indicados

A sepse pode induzir numerosos distúrbios fisiológicos. Na extremidade mais grave, isso inclui disfunção endotelial levando ao aumento da permeabilidade vascular, metabolismo anormal do óxido nítrico e vasodilatação (ou seja, choque séptico). A ressuscitação fluida direcionada é indicada em pacientes com sinais de hipoperfusão, mas muitas vezes é inadequada, necessitando da administração de medicamentos vasoativos. A norepinefrina é o vasopressor de 1ª linha , mas em altas doses pode aumentar os efeitos adversos, incluindo taquiarritmias, disfunção miocárdica e isquemia periférica. Doses mais altas e maior duração da exposição a vasopressores podem estar associadas a um risco aumentado de falência de órgãos e morte. A adição de agentes poupadores de catecolaminas, como azul de metileno, pode reduzir a exposição à norepinefrina (tanto a dose quanto a duração).

Este artigo é um ensaio controlado randomizado, paralelo, único centro, duplo-cego, realizado em uma UTI cirúrgica no México. A questão clínica do artigo foi: O adjuvante azul de metileno reduz o tempo de descontinuação do vasopressor em pacientes com choque séptico?

Conclusão do autor: Em pacientes com choque séptico, o azul de metileno iniciado em 24h reduziu o tempo para descontinuação do vasopressor e aumentou os dias sem vasopressor em 28 dias. Também reduziu o tempo de permanência na UTI e no hospital sem efeitos adversos. O estudo apoia pesquisas adicionais sobre azul de metileno em ensaios clínicos randomizados maiores.

Referência: Ibarra-Estrada, M et al, 2023.

<