Seção - Artigos Indicados

Na medicina, as diretrizes são ferramentas valiosas que ajudam a orientar o cuidado. No entanto, não são regras rígidas que devem ser seguidas à risca. Os médicos muitas vezes se veem com o desafio de equilibrar as demandas de atender aos requisitos das diretrizes ao mesmo tempo em que abordam as necessidades exclusivas de cada paciente. Para aqueles com sepse, a administração de fluidos intravenosos nos volumes recomendados na Surviving Sepsis Campaign requer uma consideração cuidadosa das condições médicas crônicas de um indivíduo.

Este artigo é uma revisão sistemática e metanálise. A questão clínica do artigo é: “Em pacientes com sepse e ICC, uma estratégia de ressuscitação volêmica restrita de menos de 30mL/kg de cristaloide EV iniciada nas primeiras três horas após a identificação da sepse, em comparação com a ressuscitação volêmica com cristaloides EV de 30 mL/kg, diminui a mortalidade intra-hospitalar?”

Conclusão do autor: Com base na pesquisa publicada, nossa meta-análise revelou que uma estratégia restrita de ressuscitação volêmica (<30 mL/kg de fluido em bolus dentro de 3 horas após a identificação da sepse) em pacientes com história de IC estava associada a um risco aumentado de mortalidade intra-hospitalar, embora os estudos primários incluídos não tenham alcançado significância estatística, exceto para o estudo de Taenzer et al.

Referência: Zadeh AV et al., 2023

<