Seção - Artigos Indicados

O uso do ultrassom à beira leito(POCUS)está cada vez mais difundido na prática médica. No departamento de emergência está sendo utilizado como mais uma ferramenta para melhorar o diagnóstico e condutas. A possibilidade de confirmação do posicionamento do tubo orotraqueal é mais uma utilidade que vem sendo utilizada na prática.

Este artigo é um estudo unicêntrico, observacional, prospectivo, que teve como objetivo avaliar o uso do POCUS na confirmação do posicionamento do TOT durante a IOT na emergência. O exame ultrassonográfico foi realizado por residentes de Medicina de Emergência que haviam concluído o estágio em POCUS durante a residência. A técnica consiste em, durante a intubação, posicionar o transdutor no eixo transversal sobre a incisura supraesternal. Dessa forma, a traqueia pode ser determinada por uma imagem hiperecoica com artefato de reverberação posterior, o surgimento de uma segunda interface significa intubação esofágica.

A capnografia quantitativa em forma de onda foi utilizada como critério padrão para confirmação da IOT. O desfecho principal avaliado foi a concordância entre o exame (TRUE) e a capnografia.

Conclusão do autor: A aplicação do exame TRUE na passagem do TOT durante a intubação no Departamento de Emergência é viável e pode ser realizada rapidamente.

Referência: CHOU et al., 2011

<