Seção - Artigos Indicados

Este estudo avalia a precisão diagnóstica do supra do segmento ST (STE) na identificação de oclusão coronariana aguda (ACO) em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA). Após revisão de estudos de 2012 a 2023, apenas três foram selecionados para análise. A sensibilidade média do STE para detectar ACO foi de 43,6%, indicando que cerca de 50% das oclusões podem não apresentar STE.A especificidade foi de 96,5%. A estratégia infarto agudo do miocárdio oclusivo versus infarto agudo do miocárdio não oclusivo (OMI-NOMI), que inclui outros achados eletrocardiográficos, demonstrou melhoria na precisão diagnóstica, com sensibilidade de 78.1%, mantendo especificidade similar (94.4%).

Conclusão do autor: A mudança do paradigma infarto com supra de ST x infarto sem supra de ST para OMI-NOMI é sugerida para melhorar o diagnóstico e o tratamento da ACO, considerando avanços tecnológicos e tratamentos. Limitações do estudo incluem heterogeneidade e necessidade de pesquisas futuras, especialmente com uso de inteligência artificial.

Referência: Systematic review and meta-analysis of diagnostic test accuracy of ST-segment elevation for acute coronary occlusion

<