Seção - Artigos Indicados

Esse estudo analisou a indicação de intubação em vítimas de queimaduras onde foram utilizados os critérios de ABA e Denver, entre 2017 e 2020, em um hospital australiano.

A pesquisa identificou que a maioria dos pacientes atende aos critérios de intubação, embora isso possa resultar em algumas intubações consideradas desnecessárias.

Para identificar lesões por inalação em pacientes intubados, foram realizadas broncoscopias. Apesar de sua utilidade comprovada no artigo, a baixa disponibilidade dificulta a difusão de decisões em conjunto com esse procedimento.
Outro tópico analisado no artigo, foi a necessidade de extubação precoce (<48h) para prevenir aumento de agravos associada à ventilação mecânica prolongada e outras intercorrências de um paciente intubado. Em relação a esse tópico, a falha de extubação prevalece neste perfil de pacientes e sua causa é multifatorial.

Conclusão do autor: Os critérios de ABA e Denver parecem ser adequados para a decisão de intubação, embora possam superestimar a necessidade do procedimento. O uso de broncoscópio e outras ferramentas parece auxiliar na decisão de extubação de pacientes em <48h. O uso em conjunto dos critérios para intubação parece ser benéfico, a pouca disponibilidade desta ferramenta e a necessidade de agilidade na decisão de estabelecimento de uma via aérea definitiva podem dificultar seu uso em conjunto.

Referência: Review of Indications for Endotracheal Intubation in Burn Patients with Suspected Inhalational Injury. Eur. Burn J. 2023, 4, 163-172.

<