Seção - Artigos Indicados

A dificuldade na intubação afeta cerca de 6% das intubações no centro-cirúrgico. Esse artigo discute a previsão de laringoscopia difícil com o uso de métodos tradicionais em comparação ao uso de ultrassom. Estudos anteriores a esse sugeriram utilidade do ultrassom, mas a diferença metodológica dificultava conclusões claras. Desta forma, o artigo tenta homogeneizar o uso do ultrassom categorizando em três domínios: Espessura do tecido mole da região anterior do pescoço, diferenças na anatomia da via aérea e medidas de cavidade oral.

Conclusão do autor: Medições de ultrassom em três domínios podem servir como preditores para laringoscopia difícil, sendo a avaliação da via aérea que inclui a distância hiomental mais preciso que os outros. Porém, embora haja qualidade nos estudos descritos, eles são muito heterogeneidade entre e si e o uso sozinho do ultrassom pode não ser suficiente. A associação com métodos tradicionais deve ser encorajado e o aprofundamento em pesquisas parece promissor para o futuro.

Referência: Bhargava V, Rockwell NA, Tawfik D, Haileselassie B, Petrisor C, Su E. Prediction of Difficult Laryngoscopy Using Ultrasound: A Systematic Review and Meta-Analysis. Crit Care Med. 2023;51(1):117-126.

<