Seção - Artigos Indicados

Dando continuidade à temática de "Segurança do Paciente no Departamento de Emergência", hoje trouxemos um termo pouco conhecido, mas que pode nos ajudar e muito na condução dos plantões.

O Cross-Checking! – Verificação cruzada é o ato de discutir os pacientes e receber feedback feito entre dois médicos do departamento de Emergência, compartilhando o processo de decisão.

Será que isso é mesmo relevante?

Um estudo realizado em 2018, na França, e publicado JAMA INTERNATIONAL MEDICINE mostrou que sim. Os EMERGENCISTAS de alguns departamentos de emergência foram estimulados, durante um período, a procurarem seus colegas duas ou três vezes ao dia e apresentarem o caso dos seus pacientes de forma objetiva (sexo, idade, queixa principal, principais achados, investigação, tratamento no departamento de emergência e plano), buscando o feeedback de seus pares.

O que foi visto com esse estudo foi que o número de eventos adversos evitáveis, como erros médicos, foi reduzido consideravelmente.

Na maioria das vezes, o departamento de emergência exige que o EMERGENCISTA tome decisões com poucas informações, portanto, sempre que possível, discuta os casos com seu colega de plantão.

Muitos médicos fazem essa prática de forma inconsciente, porém se colocarmos ela em nossa rotina de forma rotineira, o nível do nosso plantão irá melhorar exponencialmente. Trocar informações com um colega pode nos mostrar pontos que ainda não visualizamos e salvar nosso paciente.

Portanto, nada de orgulho, troque informações com os seus colegas, peça ajuda, acolha sugestões.

<