Seção - Artigos Indicados

O artigo desta semana é o "The Adrenal trial" um trial duplo-cego, randomizado, controlado com N de cerca de 3.800 pacientes com choque séptico submetidos à ventilação mecânica, que procurou responder se a terapia com hidrocortisona reduz a mortalidade em pacientes internados na UTI com choque séptico.

Os pacientes foram divididos em infusão contínua de hidrocortisona (na dose de 200 mg/dia) vs placebo por 7 dias ou até óbito ou até alta da UTI. O desfecho primário avaliado foi mortalidade em 90 dias, dentre os desfechos secundários, estavam: mortalidade em 28 dias, tempo para resolução do choque, recorrência do choque, tempo de permanência na UTI, tempo de internamento hospitalar, frequência e duração da ventilação mecânica, frequência e duração do tratamento com terapia de substituição renal incidência de bacteremia ou fungemia de início recente entre 2 e 14 dias após a randomização.

Conclusão do autor: Entre os pacientes com choque séptico em ventilação mecânica, a infusão contínua de hidrocortisona não resultou em menor mortalidade em 90 dias do que o placebo. No entanto, alguns desfechos secundários foram otimizados, como na reversão do choque, dias livres de ventilador.

Referência: (VENKATESH et al., 2018)

<