Seção - Artigos Indicados

Este artigo é o ACTION Trial, um trial aberto, multicêntrico, randomizado e controlado publicado no The Lancet que buscou comparar a eficácia e segurança da anticoagulação terapêutica versus profilática em pacientes internados com COVID-19.

O estudo foi feito em 31 locais do Brasil, avaliou pacientes adultos internados com COVID-19 e D-dimero elevado, com início dos sintomas de até 14 dias. Foram dividos em 2 grupos: de anticoagulação profilática (enoxaparina ou heparina não fracionada) vs terapêutica por 30 dias (rivaroxabana para pacientes estáveis ou enoxaparina/HNF para pacientes instáveis).

O desfecho primário foi análise hierárquica de tempo até a morte, duração da hospitalização ou duração da suplementação de oxigênio até o dia 30. No período de junho de 2020 a fevereiro de 2021, foram selecionados cerca de 3331 pacientes, sendo 615 randomizados e alocados: 311 anticoagulação terapeutica vs 304 anticoagulação profilática. Não houve diferença significativamente estatística no desfecho primário entre os grupos.

Conclusão do autor: Em pacientes hospitalizados com COVID-19 e concentração elevada de dímero D, anticoagulação com rivaroxabana ou enoxaparina seguida de rivaroxabana até o dia 30 não melhorou os resultados clínicos e aumentou sangramento em comparação com a anticoagulação profilática.

Referência: (LOPES et al., 2021)

<