Seção - Artigos Indicados

O cálcio desempenha um papel importante na contração do músculo cardíaco e apresenta efeitos inotrópicos e vasopressores. Além disso, desempenha um papel importante no manejo da hipercalemia, que é uma causa importante de parada cardiorrespiratória (PCR).

Este artigo é um ensaio clínico randomizado duplo cego, controlado por placebo, realizado na Dinamarca que foi projetado para verificar a hipótese de que a administração de cálcio durante a PCR extra-hospitalar resultaria em melhor taxa de retorno da circulação espontânea (RCE).

Os desfechos avaliados foram:
- primário: RCE sustentado (sem necessidade de mais compressões torácicas por 20 minutos)
- secundários: sobrevida em 30 dias; sobrevida com desfecho neurológico favorável em 30 dias

Os pacientes foram randomizados em 2 braços: admnistração de calcio (até duas doses) vs salina 0,9%. A 1ª dose administrada imediatamente após a 1ª dose de epinefrina. O estudo foi encerrado precocemente devido a preocupações sobre danos no grupo de cálcio.

Conclusão do autor: Entre os adultos com PCR extra-hospitalar, o tratamento com cálcio intravenoso ou intraósseo em comparação com solução salina não melhorou significativamente o retorno sustentado da circulação espontânea.

Referência: (VALLENTIN e colaboradores, 2021)